jul 30, 2011 / by cedaps_jc2013 / Comments are off for this post

Realizado no Complexo do Alemão, na sede do Educap, o Projeto Jovens Construtores tem como objetivo formar jovens na área da construção civil. A ação é promovida pelo CEDAPS e acontece em parceria com a YouthBuild International, programa americano que forma e insere jovens no mercado de trabalho, fornecendo treinamento e oportunidades a eles. O método da YouthBuild International foi adaptado, no Rio de Janeiro, de acordo com a realidade do território .Além dessa parceria, o projeto conta com o apoio do Oi Futuro.

O CEDAPS é o responsável pela adequação do modelo criado nos Estados Unidos, e conta com a colaboração de Toni Monteiro como monitor do programa. Toni ressalta que o resultado do projeto vai além da formação e do aprendizado: “a questão profissionalizante é muito importante, mas percebemos que, ao participar do programa, os jovens se sentem mais valorizados pela família, amigos e pela própria comunidade”.

Cada jovem que participa do projeto possui um sonho e um objetivo. Natalia da Silva, 22 anos, moradora do Complexo do Alemão, está há três meses no Jovens Construtores. “No começo eu não levava muita fé, mas decidi participar. Depois da reunião eu me animei bastante. Hoje, eu sei colocar piso, passar massa e penso em me aprimorar fazendo uma faculdade de Engenharia”. A jovem conta que muitas pessoas estranham o fato de uma mulher estar no ramo da construção civil, mas ela não se abate: “as mulheres são melhores que os homens quando se trata de acabamento, porque somos mais detalhistas.”. Natalia, que além de participar do projeto trabalha em um bar, recebe o apoio do patrão, da família e já até ajudou o pai de uma amiga a construir dois cômodos em sua casa.

A responsável pelo Educap, Lucia Cabral, dá suporte e acompanha os Jovens Construtores. “Esse programa valoriza o jovem e o seu potencial. É importante para eles, para o Educap e para a própria comunidade”. Segundo Lucia, esses projetos são excelentes iniciativas, principalmente para os jovens que estão em situações vulneráveis no território. Para ela, a falta de oportunidade era um fator negativo, e hoje é possível ver o resgate desses ativos comunitários. O Educap soma várias iniciativas que levam o direito do cidadão, como promoção da saúde, educação, meio ambiente e outros. A ideia é fazer com que as pessoas se reconheçam como cidadãos através dos seus direitos e deveres.

O Projeto Jovens Construtores também trabalha em parceria com o Rio Inclui, organização que atua em comunidades com objetivo melhorar a vida de portadores de deficiência. Ao concluir o programa os jovens fazem uma reforma na casa de um deficiente. A ideia é facilitar a circulação daquele indivíduo, através de uma adequação, que acontece de acordo com a necessidade do morador. Após a conclusão do curso, os participantes também são presentead     os com uma verba para fazerem uma reforma em sua própria casa. O planejamento do que será feito acontece anteriormente, e cada um expõe o que deseja modificar na sua casa. O Seconci-Rio também é parceiro do projeto e foi o responsável pela criação do módulo introdutório sobre o “Mundo do Trabalho”.

Tags: