dez 22, 2012 / by cedaps_jc2013 / Comments are off for this post

Os 25 jovens aprenderam princípios da construção civil e receberam certificados.

Aconteceu no dia 20 dezembro, a formatura dos participantes do projeto Jovens Construtores. A ação ocorreu na sede do EDUCAP, no Complexo de Favelas do Alemão,  e reuniu 25 jovens, que aprenderam os princípios básicos da construção civil. Durante a  cerimônia foram entregues certificados e uma apostila com todo o conteúdo ensinado durante o curso, ou seja, um material de apoio.

Colocando em prática o conhecimento que foi ensinado durante o curso, os jovens construíram um  muro e aplicaram pisos na parte de trás da sede do EDUCAP. O muro foi  essencial para barrar a entrada de animais na horta da sede. Já o piso, não existia e deixou o local mais bonito e valorizado. Para a diretora do CEDAPS, Kátia Edmundo, essa é a maior recompensa para os formandos e comunidade. “Esse projeto não constrói apenas profissionais, mas também ativos comunitários, ou seja, uma contribuição para os moradores, com o objetivo de deixar um legado para todos”, ressaltou Kátia.

Com a conclusão do curso, os jovens poderão dar início à reforma na residência  de alguma pessoa da comunidade, que possua deficiência. Neste dia, Rogéria Nunes, coordenadora do projeto, e Toni Monteiro, monitor do programa Jovens Construtores, no Rio de Janeiro, comunicaram aos presentes em qual casa seria feita a obra. Além dessa ação, o programa contempla os jovens a realizarem a melhoria de um cômodo de suas casas, pondo em prática todo o aprendizado ensinado durante a ação.

Toni Monteiro, monitor do programa, acredita que o projeto fez com que os jovens se sentissem mais úteis e confiantes. “Eles passaram a ter mais credibilidade em suas próprias casas, isso melhorou muito o relacionamento deles com os seus familiares”, completa Toni. O ‘Jovem Construtor’, Dalto Oliveira, 25 anos, conta que usa todo seu aprendizado na sua residência e na de amigos. “Tenho praticado muito na casa de parentes, amigos e, principalmente, na minha”, festeja Dalto.

O projeto Jovens Construtores foi criado pela YouthBuild International e adaptado aqui no Brasil, em parceria com CEDAPS, Rio Inclui, Seconci-Rio e Oi Futuro. A ação já havia sido realizada em Campo Grande. O projeto deu tão certo que mais uma edição foi anunciada, dessa vez no Complexo do Alemão. Hoje estamos aqui para parabenizar aos participantes, que se empenharam, acreditaram e se tornaram Jovens Construtores! Parabéns para: Adeil do Silva; Ariane Freitas; Cássia Cristina; Claudinei Santos; Dalto Oliveira; Gabriela Marins; Joellington Gomes; Jonata Clarindo; José Silva; Júlio Vieira; Ketlin Henrique; Leonardo Ribeiro; Luana Valentin; Lucas Costa; Marcelle Rodrigues; Marcos Vinícius; Max Pereira; Natália da Silva; Wellyngton Alves; Willian Nunes e Yuri Ferreira; Paulo Henrique da Costa; Rodrigo Henrique; Rosana Teixeira; Suzane Vicente;

Tags: