dez 03, 2015 / by cedaps_jc2013 / Comments are off for this post

Uma das etapas mais importantes do Projeto Jovens Construtores é quando ao final do curso, os participantes fazem pequenas reformas em suas casas. Após contribuírem para o desenvolvimento comunitário realizando os ativos na comunidade onde vivem, esse é o momento em que eles aplicam o aprendizado básico na área da construção civil que tiveram, em algo importante para sua formação individual.

Transformar através do próprio trabalho o ambiente onde residem em um lugar mais aconchegante e acolhedor é extremamente importante para a melhora na qualidade de vida desses jovens e de suas respectivas famílias, o que reflete diretamente no crescimento pessoal de cada um deles. Sem dúvida o fortalecimento da confiança em si mesmos, é um fator importante nesse processo considerando que o trabalho é realizado com base no conhecimento que adquiriram a aplicaram com esforço próprio, mostrando a eles que são capazes sim de construir uma vida melhor.

É claro que para jovens como esses do Morro dos Prazeres, e das outras comunidades por onde o projeto já passou (Comunidade 29 de Março e Complexo do Alemão), possam ter confiança e saber que são capazes de realizar coisas incríveis é preciso ter oportunidades. Vivemos em uma sociedade onde a maioria dos jovens, principalmente os de periferia, não têm uma perspectiva de futuro positiva, pois falta a eles oportunidade, de se capacitarem, de uma relação saudável com a escola, de conseguir o primeiro emprego…

O que esperamos dos Jovens Construtores e que espalhem os valores de comprometimento social, desenvolvimento comunitário, promoção da saúde e sustentabilidade ambiental apresentados durante o projeto, por onde passem e lutem por uma comunidade mais saudável e com mais oportunidades. Desejamos uma cidade mais igualitária e estamos trabalhando para contribuir com os Jovens Construtores!

*cada um dos participantes do curso recebeu uma bolsa para a compra de materiais para a reforma. Escolheram o que gostariam de reformar em suas casas e contaram com a supervisão de profissionais do projeto.

Abaixo, as fotos do antes e depois de algumas das casas:
😉