fev 09, 2018 / by cedaps_jc2013 / No Comments

O Programa Jovens Construtores, originalmente concebido pela organização americana YOUTHBUILD e implementado no Brasil desde 2009 pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, é uma tecnologia social voltada para a formação profissional e cidadã de jovens moradores de favelas e periferias. As edições do Programa já tiveram formações nas áreas de construção civil e telecomunicações, e agora, pela primeira vez em elétrica. Essa edição acontece no bairro da Pavuna, com apoio do Metrô Rio e Instituto Invepar, desde novembro de 2017, com previsão de formatura em abril desse ano.

Os jovens atendidos na Pavuna vêm de comunidades da região, Chapadão, Complexo da Pedreira, Parque Columbia e Acari. O curso oferecido aos participantes possui oficinas do CIEE, focadas no desenvolvimento pessoal  e interpessoal, além da preparação para apresentação de um perfil adequado ao mercado de trabalho. Para educação profissional em elétrica, acontecem atualemente oficinas oferecidas pelo SENAI.

O objetivo do Programa Jovens Construtores vai além da formação profissional, tem como missão o crescimento pessoal de cada um associado à mobilização e desenvolvimento de famílias, organizações e das comunidades onde os jovens residem. Eles recebem oficinas focadas no desenvolvimento comunitário, educação básica, ética e cidadania, promoção da saúde e educação ambiental.

Para por em prática o aprendizado, os jovens desenvolvem Ativos Comunitários e Familiares, esses ativos são ligados a formação profissional da edição, na Pavuna por ser em elétrica, os participantes vão realizar os ativos ligados à essa área na organização de base comunitária local, responsável pela realização do programa na região, a ONG Rongo. E também em suas suas casas.

Ao serem perguntados sobre o que representa estar participando do curso, uma das jovens, Larissa Ferreira, responde: “uma oportunidade, porque pra gente que mora na favela quase não têm oportunidades, e eu me interesso muito na área de elétrica”.

“Jovens Construtores: Mobilizando Jovens e Comunidades para mudança”.  

Tags: