dez 20, 2018 / by cedaps_jc2013 / No Comments

DESTAQUES

Jovens Construtores em aprendizagem no CEDAPS

O Decreto 8.740 da Lei da Aprendizagem prioriza a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social em programas de aprendizagem. Por meio deste decreto, o CEDAPS recebeu sete jovens que participaram do Programa na sede da organização.

Além dos critérios de vulnerabilidade estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, o processo de seleção dos jovens visou incluir jovens de diferentes edições do Programa, priorizando jovens mães e com baixa qualificação, por exemplo, que viam como algo distante a possibilidade de inserção no mercado de trabalho formal.

A contratação dos jovens envolve o trabalho conjunto de três instituições, onde o CEDAPS representa a instituição de realização de atividade prática, o CampMangueira representa a instituição qualificadora e a HPS Master a empresa contratante.

Na prática além de auxiliar os diferentes setores do CEDAPS em sua rotina de atividades, os jovens participam de oficinas de formação com intuito de auxiliá-los em seu processo de desenvolvimento profissional. Em breve a instituição irá compartilhar os efeitos práticos e sensíveis desta experiência através de um artigo publicado.

Jovens Construtores/Aprendizes

Programa Jovens Construtores realiza Avaliação de Impacto

Em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) o Programa Jovens Construtores está finalizando uma avaliação de impacto em duas comunidades onde atuou nos últimos dois anos, Mangueira e Morro do Borel.

A avaliação está sob a responsabilidade do Daniel Cerqueira, renomado pesquisador na área de economia do crime, violência e políticas de segurança pública. O relatório será divulgado nos primeiros meses de 2019.

Jovens em Ação Cidadã na Mangueira

Experiência e conexão com a rede YOUTHBUILD

Em julho deste ano, um grupo de 8 jovens de diferentes comunidades por onde o Programa Jovens Construtores já passou, sendo 4 mulheres e 4 homens, participaram de um intercâmbio promovido pela organização YOUTHBUILD. O grupo passou duas semanas nos Estados Unidos, nas cidades de Boston e Filadélfia, onde teve a oportunidade de vivenciar diversas experiências que ficaram marcadas em suas vidas. Saiba mais em: Jovens de periferias e Jovem do Morro do Borel

Jovens Construtores no MIT, participando de intercâmbio em Boston

E na primeira semana de dezembro, dois jovens participantes do Programa, Arthur Felizardo de 21 anos, morador do Morro dos Prazeres no Rio de Janeiro, e Joseane Pereira de 26 anos, moradora de Serra Pelada no Pará, participaram do GOYC – Global Opportunity Youth Convening. Promovido pelo YouthBuild International, pela Fundação Prudential e pelo Instituto Aspen, com a participação de jovens de 12 países. O objetivo foi formar o Conselho Mundial de Jovens, que terá como responsabilidade promover em seus territórios discussões e ações importantes para dinamizar a juventude. As ideias geradas ao longo da semana serão trabalhadas por Arthur e Joseane por aqui no próximo ano!

Arthur e Joseane na Filadélfia participando do GOYC

Da cidade para o campo – a atuação do Jovens Construtores no meio rural

Serra Pelada conta hoje com 25 Jovens Construtores promotores da saúde, um grupo capaz e competente para atuar pelo bem coletivo. Em parceria direta com os profissionais da Unidade de Saúde, podem enfrentar os problemas identificados pelo diagnostico comunitário participativo local e muito mais. Podem mobilizar idosos, mulheres, homens, crianças e jovens para contribuir com a qualidade de vida dos moradores na construção de ambientes saudáveis e seguros. Uma parceria do CEDAPS com a Fundação Vale.

“Serra Pelada é uma região bem distante no interior do Pará, com cerca de 8 mil habitantes, e pouco vista pelo Estado, foi uma grande vitória para todos nós jovens esse Programa (Jovens Construtores) ter chegado até aqui”. Joseane Pereira, jovem construtora, 26 anos.

Jovens Construtores de Serra Pelada

Jovem Construtora Alice Agapito se forma em Design Gráfico

Alice desenvolveu um aplicativo para apoiar o Programa Jovens Construtores como trabalho de conclusão de curso.

Alice moradora do Morro dos Prazeres atualmente com 24 anos, entrou para o Programa em 2015. Quando começou a participar da edição que aconteceu na sua comunidade, ela havia abandonado a escola. Com o auxílio da área de Colocação do Programa, Alice retomou o ensino formal, concluiu o ensino médio, e conseguiu ingressar para cursar o que sonhava: Design Gráfico. Ela acaba de se formar e o trabalho de conclusão de curso foi o desenvolvimento de um aplicativo para apoiar as áreas de Tutoria e Monitoramento e Avaliação do Programa. A proposta é um quiz com perguntas relacionadas ao auto-conhecimento e ao auto-cuidado para que os jovens tenham acesso a uma ferramenta interativa e moderna durante o processo pedagógico

Jovem Construtora Alice apresentando seu TCC

PARCERIAS

Em 2018 o Programa Jovens Construtores teve importantes parcerias com diversos formatos e objetivos. Além do apoio técnico e financeiro do YouthBuild International, destacam-se as parcerias técnicas e institucionais com: CIEE-Rio, Senai-Rio, Ministério do Trabalho e Emprego, Rio Solidário e Workay. As parcerias financeiras foram realizadas com: Fundação Vale, BID, MetroRio e Instituto Invepar, entre outras. Muitas novidades estão por vir em 2019!

Saiba mais sobre o Programa Jovens Construtores:

 

Tags: