mar 20, 2019 / by cedaps_jc2013 / No Comments

Thiago Magalhães tem 25 anos, é trabalhador autônomo, e irá cursar Administração na UERJ.

Participante da segunda edição do Jovens Construtores na comunidade da Mangueira em 2018, Thiago conta que não estava muito animado quando entrou para o Programa: “achei que seria uma coisa chata, seria só mais um curso, mas foi um curso muito bom e uma turma boa. Aprendi muita coisa, reformulei meus focos”.

Thiago tinha o sonho de entrar para faculdade antes mesmo de começar o curso do Jovens Construtores, porém enfrentava alguns obstáculos: “é complicado porque eu não tinha dinheiro e recursos suficientes, era um sonho que ficava distante”.

Ao longo do Programa, o que mais chamou sua atenção foi o apoio, a atenção e a qualificação dos profissionais que ali atuavam. Foi apresentado ao CIEE (parceiro técnico do Programa), e decidiu fazer um curso da instituição, o Programa Mais, um pré-vestibular que também conta com um módulo de educação sócio-emocional e orientação vocacional.

Thiago conseguiu ingressar na UERJ para cursar Administração e se sente muito agradecido pela oportunidade: “sou muito grato ao Jovens Construtores e às parcerias do Programa, foi um divisor de águas na minha vida, me ajudou muito”.

Sobre as oportunidades oferecidas à jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, Sylvia Soares, Supervisora de Programas Especiais do CIEE – Rio, destaca:

“Quando falamos de profissionalização, duas questões precisam ser abordadas: uma é a ampliação das expectativas, pois muitos, por não conhecerem outras oportunidades, possuem perspectivas de futuro muito restritas, limitando-se a apenas reproduzir o que já conhecem; já outros, gostariam de investir em uma formação acadêmica mais ampla, porém por terem tido uma base escolar precária, em muitos momentos escolhem cursos pela facilidade do ingresso e não exatamente pela identificação com a área.

Tanto em um cenário como em outro faz-se necessário projetos sociais, assim como o Programa Mais, que trabalhem essas temáticas expandindo as possibilidades de qualificação a partir da apresentação das mais diversas áreas profissionais e reforçando a autoestima e a autoconfiança dos participantes, não escondendo os desafios e as barreiras que terão que enfrentar, mas que pensa junto com o jovem em um caminho possível para fazer aquilo que deseja.”

O Programa Jovens Construtores tem por objetivo gerar oportunidades para que os jovens passem a ocupar espaços que muitas vezes lhes são negados, construir um caminho de possibilidades que garanta uma educação de qualidade e promover a construção de um futuro através do conhecimento.

Thiago foi um dos oradores na formatura da turma de Jovens Construtores na Mangueira.
Thiago participando em um Ativo Comunitário na sua comunidade.

Tags: