Plano de Vida

Um dos principais momentos do jovem no Programa, o Plano de Vida, trabalha a percepção do jovem para decidir o primeiro passo a dar após o fim da edição em que participa, rumo a autonomia de sua vida. O objetivo do Programa é passar na vida desses jovens como um agente de mudança, o crescimento pessoal varia para cada um e depende de inúmeros fatores, mas o Jovens Construtores busca trabalhar a percepção de cada jovem para que esse enxergue seu futuro fora do ciclo limitado e com poucas oportunidades em que vive, e procure caminhos para empreender seus objetivos e desejos.

Crescer em uma comunidade onde as oportunidades são escassas, faz com que a maioria desses jovens sequer se veja como umcidadão de direitos, para que eles tenham a persistência de buscar por um futuro melhor, é preciso antes trabalhar a percepção de que são pessoas capazes de viver fora desse ciclo.

O Plano de Vida é construído com o jovem na tutoria individual. A tutoria é o acompanhamento que os participantes recebem para ajudá-los a lidar com questões pessoais e do programa, o objetivo é tratar tais questões para contribuir com o crescimento pessoal de cada um.