Edições

O Programa já aconteceu em seis comunidades desde 2010, respectivamente: 29 de Março, Complexo do Alemão, Morro dos Prazeres, Cidade de Deus, Morro do Borel e Mangueira.

Para cada território trabalhamos em parceria com uma OBC – Organização de Base Comunitária para a realização do programa na comunidade. Para entrar em cada território é preciso de um articulador local, pois só assim se é capaz de realizar um trabalho que atenda as necessidades comunitárias. Usando a metodologia de Construção Compartilhada (CEDAPS) essa parceria também tem por objetivo capacitar a OBC em questão, para que ele se torne cada vez mais consolidada e forte para seguir não só com o programa na comunidade (inclusive contribuindo para captação de recursos), mas também para ser uma organização capaz de mobilizar mudanças positivas para seu território.

Desde que a metodologia do Jovens Construtores chegou ao Brasil o programa vem crescendo. Começando com uma edição por ano, agora já trabalha com edições acontecendo simultâneamente na mesma comunidade e/ou em mais de uma.